Dia 26/03 – Dia do cacau

O mundo civilizado só tomou conhecimento da existência do cacau depois que os primeiros navios espanhóis aportaram na América do Sul. Até então era privilégio dos índios que viviam no sul do México, América Central e bacia amazônica, onde o cacau se desenvolvia naturalmente em meio à floresta, fazendo com que os índios nem se importassem tanto com a prata ou o ouro da mesma maneira que valorizavam o cacau.

Saindo da floresta amazônica para conquistar o mundo, o cacau percorreu um longo caminho.  Em sua história, cercada de lendas, nos diz que as primeiras receitas de chocolate foram desenvolvidas pelos Astecas, por volta de 1400, quando dominaram os Maias. Eles preparavam uma bebida à base de cacau, pimenta, água, mel e especiarias que chamavam de xocoatl (que significava água amarga) ou cacauhalt (água do cacau). Ao longo dos anos, a receita passou por inúmeras alterações até alcançar a formulação sólida que conhecemos hoje, onde os derivados do cacau são consumidos em muitas formas, em quase todos os países, e fazem parte da vida do homem moderno.

Não confunda cacau e chocolate. Cacau é o nome do fruto bastante comum na América do Sul. Chocolate é apenas uma das receitas derivadas dele.

Essa pequena fruta é responsável por conter um volume relativamente alto de antioxidantes em sua concentração. Os antioxidantes são compostos responsáveis por controlar o efeito dos radicais livres em nosso organismo, evitando o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, degenerativas e até alguns tipos de câncer.

No entanto, para se beneficiar da ingestão dos antioxidantes do cacau, deve-se valorizar o consumo de chocolates feitos com maior concentração desse ingrediente (como os mais amargos) ou o uso da fruta diretamente nas receitas.

O cacau é também o principal responsável pelo aumento da produção de serotonina no nosso organismo. A serotonina é o hormônio responsável pela sensação de prazer, fazendo com que a pessoa se sinta mais bem disposta e bem humorada – e é exatamente por isso indicado o consumo de chocolate para tratar sintomas da TPM ou até mesmo para auxiliar no controle da depressão.

Essa fruta ainda faz muito bem para o funcionamento do coração, visto que tem ação vasodilatadora e facilita a circulação e distribuição do sangue por todo o corpo.

Quem aí não gosta de um bom chocolate!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top