Certificado SSL

Secure Sockets Layer, mais conhecido como Certificado SSL, é uma tecnologia global de segurança padrão que permite a comunicação criptografada entre um navegador da Internet e um servidor da web.

Com a instalação do Certificado SSL, o seu endereço na web passa a ser exibido com HTTPS, com a inscrição “Seguro” e a imagem de um cadeado verde, sinalizando que o site é seguro. Seu maior o objetivo é adicionar proteção extra ao seu site.

A tecnologia é recomendada principalmente para sites de e-commerce e sites que lidam com dados pessoais de clientes, como por exemplo, números de cartões de crédito, nomes de usuários, senhas, e-mails, etc., pois em função da sua criptografia, os dados podem ser trocados sem maiores riscos.

Com essa conexão segura, um grande número de empresas veem o certificado como um diferencial estratégico, pois é capaz de garantir que a empresa foi verificada por uma organização legítima e está realmente preocupada com a segurança e a confidencialidade das informações trocadas na web.

Há algum tempo, os navegadores de internet passaram a exibir um aviso quando a página acessada não é segura, ou seja, está informando ser um site não confiável.

Além de fácil instalação, o custo para se instalar o Certificado SSL também é bastante baixo, independentemente do segmento da sua empresa, pois os prejuízos que podem advir de não se ter um Certificado SSL pode ser incalculável, principalmente num momento onde se vê tantos crimes cibernéticos sendo praticados em todo o mundo, além do fato de alguns recursos só serem disponíveis em sites com o formato HTTPS, ou seja, que possuam a certificação SSL.

PRINCIPAIS TIPOS DE CERTIFICADOS SSL:

1. VALIDAÇÃO DO DOMÍNIO: Um dos tipos de Certificados SSL mais conhecidos, é a proteção mais básica e serve para validar o nível de confiança do domínio.

2. VALIDAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO: Considerado de nível intermediário, ele faz a validação do domínio e também verifica as informações da organização, ou seja, valida tanto a segurança na web, quanto a existência física da empresa e sua idoneidade. É bastante indicado para sites de empresas e e-commerces de médio porte.

3. VALIDAÇÃO ESTENDIDA: De todos este é o mais completo pois faz um exame aprofundado, tanto da empresa, quanto do site. Assim é considerada a certificação com maior nível de segurança e confiança. Um diferencial é que ela destaca o nome da empresa na URL antes do domínio. É recomendada para grandes empresas e lojas virtuais bastante conhecidas.

Há alguns tipos de Certificados SSL que se diferenciam pela quantidade de domínios e subdomínios que podem proteger:

  • CERTIFICADO DE DOMÍNIO ÚNICO – um certificado protege apenas um nome de domínio ou subdomínio totalmente qualificado;
  • CERTIFICADO MULTIDOMÍNIOS: um certificado pode proteger vários domínios, mas há um limite para a quantidade de domínios, dependendo da empresa que o emite.
  • CERTIFICADO CURINGA (OU WILDCARD): um certificado pode ser usado em todos os subdomínios vinculados ao domínio principal. É ideal para sites que possuem muitos subdomínios e deseja ter todos eles.

Qualquer indivíduo ou organização que utiliza seu site para solicitar, receber, processar, coletar, armazenar ou exibir informações confidenciais precisam ter um Certificado SSL instalado. Estes são emitidos por autoridades certificadoras (ACs), que são empresas que verificam a identidade e a legitimidade da empresa que solicita o certificado.

Desconfie quando não tiver essas informações num site que você está acessando:

  1. Cadeado do lado esquerdo do URL;
  2. Prefixo https em vez de http no URL;
  3. Selo de confiança;
  4. Barra de endereço verde (quando um certificado EV SSL é emitido).

Proteja sua empresa mantendo instalado, ativo e atualizado o Certificado SSL e os softwares do sistema de segurança do seu site, evitando os ataques mal-intencionados de hackers e a perda das suas informações.

Conte com a WSA Consultoria em Marketing Digital.

Saiba mais em: //www.wsaconsultoriadigital.com.br/contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top