Inbound x Outbound Marketing

Marketing de atração”, como também é conhecido o Inbound Marketing, tem como principal objetivo atrair e fidelizar clientes, ou seja, a ideia principal não é ir atrás do cliente, e sim despertar o interesse dele para que ele venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece.

Essa atração é feita através de conteúdos de qualidade para que se comunique com as pessoas certas.

Esse caminho todo é chamado de Funil de Vendas – o objetivo da sua empresa é ajudar esse público a chegar até o fundo do funil e virar um cliente.

Portanto, usando conteúdos atrativos você aumenta o tráfego do seu site, pois nessa fase os usuários ainda são apenas visitantes. Então, mais do que criar conteúdos relevantes, é preciso ter em seus canais formulários (Landing Pages) que transformem seus visitantes em contatos, que em Inbound chamamos de Leads.

O Inbound pode ser aplicado em diversos negócios de vários segmentos!

Também conhecido como “marketing tradicional”, o principal objetivo do Outbound Marketing é trazer os clientes oferecendo os serviços/produtos da sua empresa, ou seja indo atrás do cliente ativamente.

Esse tipo de marketing cresceu muito com o uso de propagandas no rádio, TV, jornais, revistas, mala direta, cartazes, patrocínio de eventos, enfim, nos meios mais tradicionais de publicidade. Mas, além desses meios, podemos encontrar o Outbound no meio digital também. Banners, emails em massa e pop-ups são alguns tipos de publicidade presentes nessa metodologia.

É muito normal mesclar essas duas estratégias de marketing em uma empresa, posto que uma não anula a outra. O que se deve levar em consideração é o Retorno Sobre o Investimento (ROI), pois é ele que dirá em quais canais vale mais a pena investir.

A metodologia do Outbound também pode ser adotada por diversos segmentos.

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